Estamos a chegar ao final de Outubro e já entramos no último trimestre do ano.

A ASF apresentou os valores de atualização do índice do 4º Trimestre para atualização de capitais seguros nos seguros multirriscos, será de 10,47% para os seguros de condomínios. 

Aumentos De Seguro De Mais De 10% R2 Seguros 1

Aumentos De Seguro De Mais De 10% R2 Seguros 3

Concluindo, as capitais de seguros de edifícios estão a subir 10,47%.

|Valor seguro nos seguros individuais|

Temos várias questões sobre o valor seguro das frações individuais, nomeadamente os seguros que os condóminos entregam e os valores que as administrações às vezes se vêm obrigadas a segurar quando estes não entregam. Há, por exemplo, condóminos que entregam seguros de 10.000 Euros para segurar frações de 100 m2.

A única maneira de fazer as coisas sem problemas é definir em assembleia qual o valor do imóvel a segurar, recorrendo a um dos 3 métodos que existem.

(Aliás, tal como a Lei prevê (Art. 1436º, n.º 1, al. c) – verificar a existência do seguro contra o risco de incêndio, propondo à assembleia o montante do capital seguro).

A partir daí basta distribuir o capital seguro por cada uma das frações e exigir aos condóminos que entreguem o seguro por esse valor. Caso não seja entregue, deverá o administrador subscrever um seguro por eles, em nome do condomínio, imputando-lhes os custos. Quem ganha com isto é a qualidade de sono dos administradores e dos condóminos. Se acontecer um grande azar, sabem que estão bem seguros.