O seguro automóvel é um seguro obrigatório e o valor do seguro varia consoante o próprio veiculo e o proprietário do mesmo.
As seguradoras têm definidos diferentes critérios para calcular o prémio do seguro automóvel e cada caso é um caso.
Alguns fatores que podem agravar o seguro automóvel:
Idade do Condutor
Quanto mais novo, mais paga pelo seguro automóvel e vice-versa.
As seguradoras assumem que os mais novos têm menos experiência e, por isso, maior a probabilidade de ativar o seguro.
Tempo de Carta
Quanto menos tempo de carta, mais paga pelo seguro automóvel e vice-versa.
As seguradoras assumem que os condutores que tem pouco tempo de carta, tem pouca experiência, por isso, maior a probabilidade de ativar o seguro.
Idade do Carro
Os carros antigos tem mais riscos para as seguradoras uma vez que, podem não cumprir com todos os parâmetros para circular na estrada. Logo, as seguradoras assumem que estes têm maior risco de avaria ou de acidente.
Os carros mais recentes também podem agravar o seguro, na medida que, um acidente deste tipo de viatura tem um valor de indemnização muito elevado para a seguradora.
Número de Acidentes
O número de acidentes também é considerado pelas seguradoras, principalmente se a responsabilidade tiver sido do condutor em questão.
Franquias
As franquias dizem respeito ao valor que fica por conta do tomador de seguro no caso de um acidente. Ou seja, se o valor do prejuízo causado por um acidente for superior ao valor da franquia, a seguradora paga o restante.
Quanto maior for a franquia, maior será o prejuízo do tomador de seguro.
Localidade de circulação
As seguradoras também levam em consideração o local onde vive. Se este for conhecido como um local onde frequentemente há acidentes ou assaltos, o prémio do seguro pode se mais elevado.