Tempo Estimado de Leitura : 8 min

Contratar um seguro de saúde é uma decisão que deve ser devidamente ponderada, por isso, é importante conhecer as várias ofertas e saber o que deve ter em conta para tomar a melhor decisão na sua escolha.

No entanto, escolher um seguro de saúde sabemos que pode ser uma tarefa desafiadora, pois existem muitas opções disponíveis no mercado. Neste artigo, vejamos algumas das características que devemos ter em conta para escolher seguro de saúde.

É importante referir que existem grandes diferenças entre seguros de saúde, planos de saúde e cartões.

Cobertura do Seguro

A cobertura do seguro é um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher um seguro de saúde. É importante, ter em consideração várias coberturas:

Hospitalização e Cirurgia;
Ambulatório;
Assistência em viagem;
Cobertura por doença grave;
Parto;
Estomatologia;
Próteses e Ortóteses Oculares e não Oculares.

Rede Médica

É importante referir que as redes médicas não são todas iguais, nas capitais de distrito, existem muitas semelhanças, mas noutros pontos do país é importante certificar-se de que a rede médica seja ampla o suficiente para atender as suas necessidades de saúde.

Franquias e copagamentos

É Importante perceber se o seguro de saúde tem franquias e copagamentos. As franquias são valores que você precisa pagar antes que o seguro cubra as despesas médicas, enquanto os copagamentos são os valores que você precisa pagar sempre que usar seguro. Verifique se esses valores são adequados para o seu orçamento, pois variam de companhia para companhia.

Preço/Prémio

O preço do seguro de saúde é um fator importante a ser considerado. Verifique se o preço é acessível e se o seguro de saúde oferece a melhor oferta do mercado para as suas necessidades.

Exclusões e Doenças Preexistentes

Leia atentamente as exclusões do seguro de saúde. Algumas exclusões podem limitar a cobertura do seguro, as doenças preexistentes, conhecidas da pessoa segura à data da realização do contrato é comum estarem excluídas, no entanto, hoje já existem seguradoras sem exclusão de doenças preexistentes, o caso da MGEN.

Redes de Bem-Estar

Quase todos as seguradoras oferecem acesso à Rede Bem-Estar permitindo ter descontos e vantagens para melhorar a sua saúde como Acupuntura; Próteses e Ortóteses Oculares; Médico ao domicilio e muito mais.

 

Estes são alguns fatores que deve ter em conta para escolher um seguro de saúde adequado às suas necessidades, no entanto, recomendamos sempre a contactar um especialista, a R2 tem uma equipa especializada em seguros de saúde.