Os sinistros devem ser comunicados no prazo máximo de 8 dias a contar da data da ocorrência.

A comunicação deve ser feita por escrito, sendo que a R2 Seguros disponibiliza um formulário para preenchimento, e posteriormente remetida por email para as seguradoras.

Há elementos essenciais no preenchimento da participação de sinistro, que indicamos:

  • Número da apólice;
  • Data e hora do sinistro;
  • Localização e descrição detalhada do acidente;
  • Contato dos responsáveis para agendamento da peritagem (se aplicável).

Notas Importantes sobre os deveres do segurado em caso de sinistro

  • Em caso de emergência, o segurado deve ligar para o 112. Em algumas ocorrências específicas, tais como em sinistros de Incêndio e Inundações, o primeiro procedimento será chamar as autoridades competentes para tomar conta da ocorrência, que poderão ser os bombeiros ou a polícia.
  • No caso de Furto ou Roubo, a participação tem que ser obrigatoriamente feita junto das autoridades competentes, que farão o registo da ocorrência, bem como a identificação dos bens furtados/roubados. O documento elaborado pelas autoridades, o auto, deve ser entregue na seguradora, juntamente com o formulário da participação do sinistro.
  • Em caso de Danos por Água, o segurado deve chamar de imediato um canalizador o local. O seu dever será desenvolver as medidas necessárias a minimizar o agravamento dos prejuízos;
  • Não devem ser feitos os trabalhos de acabamento (como, por exemplo, fecho de roços), não devem ser removidos os vestígios do sinistro, e os salvados devem ser conservados.

Como tornar o processo mais rápido e eficiente

Para que o processo seja regularizado mais rapidamente, há informação e documentação que deve ser enviada juntamente com o formulário da participação de sinistro, nomeadamente:

  • Fotos dos danos;
  • Relatórios técnicos sobre as causas e os danos;
  • Orçamentos de reparação / substituição discriminados por tipo de trabalho e respetivos custos;
  • Documentos de propriedade, tais como Cadernetas Prediais;
  • Comprovativo de IBAN para eventual indemnização.

Com toda a documentação, as seguradoras procedem à abertura do processo e iniciam de imediato os trâmites para a regularização como, por exemplo, a nomeação de gabinetes de peritagem e a contabilização de danos.

Na R2 Seguros, prestamos todo o apoio e ajuda os nossos clientes na resolução dos sinistros que lhes ocorram, assegurando um acompanhamento eficaz e profissional em todas as fases.

Contamos com uma equipa de Gestão de Sinistros interna que poderá contactar em caso de necessidade:
sinistros@r2seguros.pt

Reforçamos que, quanto mais rápido a R2 tiver conhecimento do sinistro, mais rápido são efetuadas as ações necessárias para a sua resolução.

Para maior comodidade e agilidade no processo, disponibilizamos a Declaração Amigável Digital para lhe facilitar o processo e permitindo uma comunicação mais rápida e eficiente.

Assistência em Viagem

Allianz –  210 049 291

Ageas – 213 102 450

Caravela – 211 571 982

Fidelidade – 214 405 008

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